O que é Fator de Potência?

. Posted in Fator de Potência

A maioria das unidades consumidoras consome dois tipos de potência:

1. Potência ativa: potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc. Esta potência é medida em kW.
2. Potência reativa: é a potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas (motores, transformadores, fornos de indução, etc.). É medida em kVAr.

Enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a fonte de alimentação e a carga, ocupando um espaço no sistema elétrico que poderia ser para fornecer mais potência ativa.

Fator de Potência é um índice que mostra a relação entre a potência ativa e a potência aparente
. Indica portanto a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta, um baixo índice indica baixa eficiência energética.

Nas contas de energia elétrica o fator de potência é apresentado para fins de cobrança como ENERGIA REATIVA EXCEDENTE E DEMANDA REATIVA EXCEDENTE.

Correção do fator de potência

. Posted in Fator de Potência

A correção do baixo Fator de Potência é feita através de BANCOS DE CAPACITORES que geralmente são instalados na entrada de energia de baixa tensão. Normalmente são bancos automáticos que entram em operação à medida que são solicitados pela carga.

A TVVA é uma empresa de Engenharia Elétrica que trabalha com instalação e manutenção de painéis elétricos e banco de capacitores com a finalidade de reduzir a conta de energia da sua empresa.

Fator de Potência - Legislação

. Posted in Fator de Potência

Com o objetivo de otimizar o uso da energia elétrica produzida no país a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabelece que o Fator de Potência mínimo deve ser 0,92. (Decreto No. 479 de 20/03/1992).

Quando o Fator de Potência de uma unidade consumidora fica abaixo deste valor ela é penalizada com uma multa na conta de energia elétrica.

Consequências do baixo fator de potência

. Posted in Fator de Potência

Além da multa por baixo fator de potência a instalação também sofre outras consequências:
  • Perdas de energia elétrica
  • Subutilização da capacidade instalada
  • Quedas e flutuações de tensão
  • Sobrecargas nos equipamentos de manobra, limitando sua vida útil
  • Necessidade de aumento do diâmetro dos condutores
  • Necessidade de aumento da capacidade dos equipamentos de manobra e de proteção

Otimização de consumo elétrico

otimizacaoRealizamos medições de grandezas elétricas através de registradores para detecção de distúrbios elétricos (harmônicas, níveis de tensão, desbalanço de carga, aferição de consumo).

Confira nossos serviços

Precisa economizar energia?

economiaA TVVA faz um estudo e implantação de medidas de conservação de energia elétrica: uso otimizado das instalações evitando desperdícios.

Conheça nossos produtos

Encontrou o que estava procurando? Entre em contato conosco no Fone/Fax: (11) 4612-5006 ou  Fale Conosco